• Foto do escritorNeuroclínicas

Tontura x Vertigem: Qual a diferença?

Queixas muito comuns nos consultórios médicos, as tonturas e vertigens podem ser sintomas graves de doenças neurológicas. Você sabe qual a diferença entre elas?

Tontura é uma sensação de desequilíbrio corporal, uma instabilidade que pode ser do tipo rotatória ou não. Com a finalidade de facilitar o entendimento, as tonturas foram classificadas em 5 grandes grupos, e um deles é a vertigem. Dessa maneira, as vertigens são as tonturas do tipo rotatório caracterizadas pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor.

As causas podem ser de origem central ou periféricas. As causas centrais geralmente são mais graves porque podem ser decorrentes de tumores, acidentes vasculares, infecções e doenças inflamatórias, que ocorrem dentro do sistema nervoso central. Já as periféricas podem ser devido a disfunções labirínticas (labirintite) e do nervo vestibular, provenientes de infecções, intoxicações medicamentosas, tumores extracranianos e traumas.

Neste contexto, devido as várias causas de tonturas e vertigens, é importante que se realize uma investigação clínica detalhada. Na grande maioria das vezes estes sintomas são de origem periférica e de manifestação benigna, porém deve-se atentar para as tonturas contínuas, que não melhoram com medicação e que muitas vezes são acompanhadas de outros sinais e sintomas neurológicos, escondendo uma lesão central grave.

Fique atento aos sintomas.

Se precisar, conte com a nossa equipe de neurologistas.

Dr. Alessandro Finkelsztejn

Neuro-Oftalmologista da Neuroclínicas