Potencial Evocado é um exame que trabalha com sinais elétricos, e é utilizado para estudar com mais detalhes as vias neuronais.
Potencial Evocado é um exame que trabalha com sinais elétricos, e é utilizado para estudar com mais detalhes as vias neuronais. Basicamente, há um estímulo externo no paciente, utilizando elétrodos, que geram uma resposta do cérebro. Esse estímulo varia de acordo com a parte do corpo que se pretende analisar, podendo ser cognitivo, auditivo, visual, somatossensitivo ou motor.
A resposta é traduzida em gráficos que são então analisados por neurologistas. Caso o paciente tenha alguma lesão no cérebro, os profissionais conseguem identificar exatamente o caminho e então chegar a localização exata do problema.
O processo todo é bem simples e tranquilo, e leva cerca de 20 minutos a 1 hora. Para resultados mais acertados do exame é necessário que o paciente esteja bem relaxado, para que não tenha nenhuma interferência. Os estímulos utilizados no Potencial Evocado Somatossensitivo são estímulos elétricos de baixa intensidade, e geralmente são bem suportados. Já no caso do Potencial Evocado Motor, há a necessidade de sedação do paciente, por se tratar de um exame um pouco mais delicado.
As principais orientações para a realização do exame são: utilizar roupas confortáveis, ir bem alimentado (sempre perguntar os detalhes para a clínica, pois pode variar), ter uma boa noite de sono antes do exame. Na Neuroclínicas realizamos esses exames, dando todo o suporte necessário para te tranquilizar, e garantir a saúde do seu cérebro.
Dr. Alessandro Finkelsztejn
Neuro-Oftalmologista da Neuroclínicas
Comments