top of page
  • Foto do escritorNeuroclínicas

Neuromielite Óptica ou Doença de Devic. Você já ouviu falar?

A Doença de Devic causa sintomas semelhantes àqueles da Esclerose Múltipla (EM) e costuma ser considerada uma variante da mesma.


Entretanto, normalmente afeta principalmente os olhos e a medula espinhal, enquanto a esclerose múltipla também pode afetar o cérebro.

O transtorno do espectro de neuromielite óptica é uma doença autoimune. O alvo do ataque autoimune é uma proteína chamada aquaporina 4, que está presente na superfície das células de apoio (chamadas astrócitos) no cérebro, medula espinhal e nervos ópticos.

Esta doença causa uma inflamação do nervo óptico podendo afetar um ou os dois olhos. Ela causa episódios de dor nos olhos, vista turva ou perda da visão e apenas dias ou semanas mais tarde (às vezes, até anos), os membros são afetados. As pessoas podem temporariamente perder a sensibilidade. Podem apresentar intensos espasmos musculares e os braços e pernas podem tornar-se fracos e por vezes paralisados. As pessoas podem se tornar incapazes de controlar a bexiga (incontinência urinária) e o intestino (incontinência fecal).

O diagnóstico se dá pela realização de Ressonância Magnética do cérebro e da medula, bem como a realização do teste de anti-aquaporina 4 no sangue, e demais exames de sangue e do liquor. Não há cura para a doença, entretanto, os tratamentos podem parar os episódios, controlar os sintomas e prevenir que sejam recorrentes.


Em caso de dúvidas procure um especialista.


Dr. Alessandro Finkelsztejn

Neuro-Oftalmologista da Neuroclínicas


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page